O Estaleiro Atlântico Sul (EAS) fechou ontem (quarta-feira) a esperada parceria tecnológica com o grupo japonês Ishikawajima-Harima Heavy Industries (IHI). O anúncio da negociação deverá ser feito nesta quinta-feira no Japão. A IHI vai substituir a coreana Samsung no empreendiemnto, que deixou a sociedade (onde detinha 6%) em março deste ano.
A empresa japonesa será parceira técnica do estaleiro tanto na construção de 16 navios petroleiros, quanto na fabricação das sete-sondas de perfuração encomendadas pela Sete Brasil (empresa que conta com participação da Petrobras). O estaleiro fechou, também, parceria na parte de engenharia com o grupo polonês Remontowa.
O acordo com o parceiro tecnológico vai permitir que o EAS retome a encomenda de 16 navios suspensa pela Transpetro no mês passado. A estatal havia dado prazo até 30 de agosto para o estaleiro encontrar um novo parceiro técnico. Agora, o empreendimento teré que apresentar um novo cronograma "confiável" (palavra usada pela Transpetro) de entrega das encomendas.
A carteira de encomendas do EAS inclui 22 navios petroleiros, sete sondas de perfuração e serviços navais na plataforma P-62. O estaleiro é um investimento de R$ 2,1 bilhões e gera 5 mil empregos diretos.
Fonte: Jronal d commercio (PE)
PUBLICIDADE