O Estaleiro Atlântico Sul (EAS) irá entregar na próxima quinta-feira (14) o último Suezmax (de um total de dez) a Transpetro. Batizado de Abdias Nascimento, o navio está na fase final de acabamento. Após ser entregue, o navio segue até salvador para abastecer e depois irá para a bacia de campos, no Rio de Janeiro, pra receber o óleo extraído do pré-sal, que será distribuído nas refinarias do Brasil, dentro da estratégia brasileira de produção de combustíveis e derivados do petróleo.
Nesta segunda-feira (11), o ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, visitou as instalações do EAS, onde foi recebido pelo presidente do estaleiro, Harro Burmann, que solicitou ao ministro que intercedesse na Petrobras para que a Transpetro desse uma previsibilidade de quantos contratos têm no plano de encomendas de navios. Segundo ele, o estaleiro não sabe que direção tomar.
PUBLICIDADE
"Temos um navio concluído e que será entregue na próxima quinta-feira. Ainda temos mais cinco em construção, o que nos dá trabalho até meados de 2019. Para a frente, nada nos foi sinalizado", pontuou. O presidente reforçou a necessidade de manter conteúdo local na indústria naval. O ministro explicou que os planos de abrir o mercado para empresas estrangeiras não atinge o EAS.
Além do Abdias Nascimento, outros três navios estão em construção no empreendimento. No dique seco, está o navio Castro Alves, o 11º das encomendas realizadas pela subsidiária da Petrobras. O navio 12 (que ainda não foi batizado) está na fase de pintura e acabamento dos blocos). Em paralelo, o empreendimento realiza o corte das chapas do projeto de número 13. As encomendas fazem parte Programa de Expansão e Modernização da Frota (Promef).
Fonte: Diário de Pernambuco