O Estaleiro EBR obteve a Licença de Instalação da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) do Rio Grande do Sul. Durante audiência pública realizada na sexta-feira (13) em São José do Norte, no sul do Rio Grande do Sul, o presidente da EBR, Alberto Padilla, agradeceu o apoio dedicado pelas autoridades estaduais e municipais, cujo trabalho realizado pela Secretaria de Desenvolvimento, através do Programa de Estruturação, Investimento e Pesquisa em Gás Natural, Petroléo e Indústria Naval do Rio Grande do Sul (PGPIN), deu viabilidade ao empreendimento.
Com 1,5 milhão de metros quadrados de área construída, o empreendimento nortense será três vezes maior que o Estaleiro Rio Grande, e tem previsão de cerca de R$ 1,2 bilhão de investimentos. A concessão do licenciamento foi tratada com a mais complexa da Fepam.
Por ser uma alteração revolucionária na cidade de cerca de 25 mil habitantes, as contrapartidas da empresa transcenderam o meio ambiente. Foi necessário também um estudo sócio-econômico, que gerou demandas como a construção de escolas, leitos hospitalares, praças e pavimentação de ruas. A expectativa é de gerar até quatro mil empregos diretos e 20 mil indiretos.
A Estaleiros do Brasil é de propriedade da TS Participações S/A, criada a partir da união entre a Setal Óleo e Gás e a japonesa Toyo Engeneering. As duas também administrarão a Toyo-Setal Engenharia, que trabalhará com peças e equipamentos destinados à construção onshore (produção em terra, a pouca profundidade). A Toyo já tem contratos assinados no Brasil para a produção de plataformas, também em divisão com outras empresas.
PUBLICIDADE