Receba notícias em seu email

MSC

Estaleiro Aliança entrega PSV 'CBO Arpoador'

O estaleiro Aliança (RJ), em Niterói, vai batizar e entregar à Companhia Brasileira de Offshore (CBO) o navio CBO Arpoador. A cerimônia nesta terça-feira (3) será realizada no próprio estaleiro. O navio de apoio marítimo, do tipo PSV 4.500 (Platform Supply Vessel), atua no suprimento a plataformas de produção de petróleo em alto-mar.

A embarcação vai operar para Petrobras e será o 20º navio da frota da empresa. O navio, cuja projetista foi a norueguesa Ulstein, possui sistema de propulsão diesel-elétrico. O sistema de comunicação de dados e de voz utiliza satélite, permitindo a troca de dados em tempo real.

O PSV possui 88,8 metros de comprimento total, 19 metros de boca e calado máximo de 6,5 metros. A velocidade do CBO Arpoador chega a 14 nós. De acordo com a CBO, a principal característica do novo navio é a capacidade de transportar fluidos utilizados nas operações de perfuração de poços de petróleo offshore. Um novo navio do mesmo porte será construído para a CBO no estaleiro Aliança, com entrega prevista em 2014.

O CBO Arpoador terá como madrinha a senhora Cecília Costa de Menezes Martins, esposa do diretor do Estaleiro Aliança, Marcelo Jorge Martins. O navio contou com financiamento do Fundo da Marinha Mercante (FMM) e incentivos dos governos federal e estadual.

A frota da CBO é composta por 20 navios:  CBO Campos; CBO Rio; CBO Vitória; CBO Guanabara; CBO Chiara; CBO Anna Gabriella; CBO Valentina; CBO Manoella; CBO Isabella; CBO Carolina; CBO Anita; CBO Bianca; CBO Ana Luisa; CBO Alessandra; CBO Renata; CBO Atlântico, CBO Pacífico, CBO Flamengo, CBO Copacabana e CBO Arpoador.






PUBLICIDADE




Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira