Navalshore 2024

Estaleiro no Mucuripe

O estaleiro Promar Ceará será construído mesmo na Praia do Titanzinho, onde, segundo os especialistas, existem as melhores condições para um empreendimento desta natureza. O anúncio feito pelo governador Cid Gomes não pegou ninguém de surpresa, na medida em que, desde o início, seus responsáveis identificaram essa área como a mais apropriada para a sua construção. Ao fazer esta revelação, o governador mostrou a importância sócio econômica deste empreendimento para a Praia do Titanzinho e, por consequência, para toda a comunidade que reside no próprio Titanzinho e nos bairros adjacentes, uma vez que, grande parte dessa comunidade será absorvida pela Promar Ceará, isto é, terá emprego garantido.
De início, para a construção de oito navios gaseiros de médio porte existe a perspectiva de 1.500 empregos diretos para homens e mulheres residentes no Mucuripe, podendo chegar até oito mil oportunidades quando o projeto estiver consolidado. A construção do estaleiro na Praia do Titanzinho, paraíso dos surfistas, não acabará com essa atividade, ao contrário: os surfistas não perderão as suas ondas, porque o estaleiro não atingirá o local onde referido esporte é praticado.
E mais: o Governo do Estado promete investir cerca de R$ 400 mil para a construção de uma fábrica de pranchas, principal equipamento para a prática deste esporte, gerando mais emprego e renda para a comunidade. Com certeza os seus responsáveis encontrão uma maneira de preservar a área onde, segundo a crônica histórica, teria desembarcado o primeiro europeu no Brasil, em janeiro de 1500. E onde existe soterrado, na Praia Mansa, um cais construído pelos americanos durante a II Guerra Mundial. A construção desse estaleiro vai colocar o Ceará no mercado do pré-sal, na medida em que por aqui poderá passar solicitações para a fabricação de equipamentos de apoio para as plataformas. O estaleiro do Titanzinho será, pois, uma grande oportunidade de o Ceará vir a receber um empreendimento que poderá colocá-lo mapa da construção naval do Brasil e do mundo.Pedro Brito - Ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos da Presidência(Fonte: Diário do Nordeste/CE)



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira