Luanda, Angola – Os estaleiros navais Jurong Shipyard, de Singapura, procederam à entrega do FPSO PSVM, um dos maiores navios de produção, armazenamento e descarga de petróleo em águas ultraprofundas que vai operar no projecto PSVM, em Angola, informou em Luanda a agência noticiosa angolana Angop.
A cerimónia de baptismo do FPSO (Floating Production, Storage and Offloading) decorreu naqueles estaleiros navais indo o navio navegar pelos seus próprios meios até Angola onde seguirá para o campo PSVM (Plutão, Saturno, Vénus e Marte), a cerca de 400 quilómetros a nordeste de Luanda, onde permanecerá cerca de 20 anos.
Encomendado pela Modec, empresa subcontratada pela British Petroleum Angola e parceiros, o FPSO tem uma dimensão de 355 metros de comprimento, 57 de largura, peso de 20 mil toneladas e 22,2 metros de calado, acomoda 120 pessoas a bordo e tem uma capacidade de produção de 150 mil barris, sendo capaz de armazenar um 1,8 milhões de barris de petróleo e processar 245 milhões de metros cúbicos de gás por dia.
Em Agosto próximo, chega a Angola o FPSO Pazflor, da companhia francesa Total, que irá operar no projecto CLOV (Cravo, Lírio, Orquídea e Violeta), no Bloco 17 do mar angolano.
O FPSO, com 120 mil toneladas e capacidade de processar 220 mil barris de petróleo ou 4,4 milhões de metros cúbicos de gás/dia, foi construído nos estaleiros navais Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering Co, o segundo maior da Coreia do Sul.
(Fonte:macauhub)
PUBLICIDADE