Navalshore 2024

Estaleiros prometem gerar bons negócios

A perspectiva da descoberta e da comprovação de novas jazidas petrolíferas abre grandes oportunidades para a indústria da construção naval no país. Um levantamento feito pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), principal agente financeiro do setor, mostrou que a carteira do banco na área naval ligada à indústria de petróleo e gás chegava a R$ 18,2 bilhões, entre projetos aprovados, em análise e em perspectiva. A disponibilidade de recursos financeiros não parece ser um problema para a indústria naval brasileira, que conta com dinheiro a baixo custo e longo prazo do Fundo da Marinha Mercante (FMM).
Uma das apostas do BNDES para 2010 é financiar a construção de novos estaleiros. Angelo Bellelis, presidente do Estaleiro Atlântico Sul (EAS), diz que a competição no segmento da construção naval é inevitável, porque a demanda é maior que a oferta. Mas há quem acredite que nem todo projeto de novo estaleiro vai sair do papel. Empresários apontam que haveria espaço para três ou quatro novos estaleiros de grande porte. O Rio de Janeiro, que já foi berço da indústria naval brasileira, tenta garantir o seu espaço em meio ao surgimento de novos polos navais, como Suape, em Pernambuco, e Rio Grande, no Rio Grande do Sul.
Após a retomada das encomendas um dos desafios é desenvolver a indústria de fornecedores para aumentar o conteúdo nacional de equipamentos.

Fonte: Valor Econômico/Francisco Góes, do Rio

PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira