Receba notícias em seu email

Navalshore

Exigências da Petrobras podem ser entrave

A reunião a portas fechadas entre o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, o governador do Estado do Ceará, Cid Gomes, e representantes de empresas e entidades estratégicas locais no que diz respeito às ações da estatal no Estado serviu como um choque de realidade para o empresariado cearense.

O recado para o setor produtivo e para o Governo é que tem que haver investimento forte em qualidade de produção, prestação de serviços e mão-de-obra para que a economia cearense participe efetivamente dos empreendimentos, e que as empresas locais consigam mordiscar pedaços do bolo dos investimentos da empresa petrolífera no Ceará, dentre os quais o principal é a Refinaria Premium II.

De acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE), Roberto Sérgio Ferreira, para algumas áreas, a exigência da Petrobras é bastante alta e pode complicar a pretensão de algumas empresas, principalmente as médias e pequenas, de atuarem como fornecedoras de serviços e produtos.

"Pode ser complicado para algumas empresas. Em algumas áreas a exigência é de quase um certificado ISO para obter sucesso", explica.

Determinação

O presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Ceará (Simec), Ricard Pereira, também concorda que a exigência da Petrobras pode ser um impasse. "Eles exigem até acima do que a Lei determina", pontua.

No entanto, para o presidente do Simec, mesmo com as dificuldades, os empresários cearenses estão determinados em fazer investimento para atender às demandas da empresa petrolífera. "Nós vamos encontrar saídas para que os investimentos sejam feitos aqui. Existe capacidade, falta apenas qualificação", acredita.

Para isso, o empresário afirma que a capacitação da mão-de-obra será ponto-chave. "É um bolo que todo mundo pode comer um pedaço", avalia.

Empreendimento de maior importância para o Estado, a Refinaria Premium II não deve mobilizar o setor de construção civil, mas o metal-mecânico pode ser favorecido substancialmente tanto com esse investimento, como a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP).

Online

As empresas prestadoras de serviço e fornecedoras da Petrobras se cadastram no site da empresa (http://www.petrobras.com.br/pt/canal-fornecedor/) e podem ser escolhidas para prestar o serviço desejado.

O cadastro é nacional, não existindo alguma preferência entre empresas locais na disputa pelos serviços. A escolha é de total critério da Petrobras, de acordo com o que prevê o Decreto Nº 2.745 da Presidência da República, que permite processo licitatório diferenciado para a empresa estatal.

Investimento é oportunidade para empresas locais

Com um investimento alto como esse que está sendo promovido pela Petrobras, onde mais de R$ 2 bilhões estarão empregados, serão gerados cerca de 27 mil empregos no Ceará. Agora, a prioridade deve ser dada para as empresas, empregados e setores produtivos cearenses que estão reivindicando para operar junto à Petrobras como fornecedoras e prestadoras de serviço nesses novos projetos que chegarão ao Estado nos próximos anos.

Ivan Bezerra
Presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (Cede)

Temos uma expectativa muito grande com relação à Refinaria que virá para o Estado do Ceará. Muitos postos de trabalho devem ser criados com ela aqui, o que acarreta a promoção de políticas de capacitação e impacto social muito fortes. Devem ser gerados empregos em todas as áreas, o que também deve promover o treinamento de mão-de-obra local para poder atender às várias necessidade demandadas pela empresa quando em funcionamento.

Evandro Leitão
Secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social

Vamos receber um dos maiores investimentos esperados para o nosso estado, que é a Refinaria. Temos interesse em acolher todas as empresas fornecedoras de serviços e equipamentos, principalmente as que estão localizadas no Estado do Ceará, o que pode representar um salto para a economia cearense, ao ponto que elas forem inseridas nesses investimentos e passarem a fazer parte da cadeia produtiva do investimento.

Inácio Arruda
Senador (Partido Comunista do Brasil - Ceará)

Fonte: Diário do Nordeste (CE)/GUSTAVO DE NEGREIROS






PUBLICIDADE




   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Pesa   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira