A presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, comentou ontem, terça-feira (6), que somente a partir de 2014 a produção de petróleo deverá crescer efetivamente. Até lá, “a produção vai andar de lado”, disse ela. A executiva participou da cerimônia de início de produção do navio-plataforma Cidade Anchieta, que entrou em produção no pré-sal no campo Baleia Azul, na Bacia de Campos, no litoral do Espírito Santo.
“Em 2012 e 2013 a produção vai andar de lado, estamos numa fase de rearrumação da casa”, comentou Graça Foster.
O diretor de Exploração e Produção da Petrobras, José Formigli, informou que a expectativa da companhia é de que a produção de petróleo seja crescente até o fim do ano. Segundo Formigli, a produção em outubro já atingiu 1,94 milhão de barris diários, contra 1,84 milhão de barris em setembro, a mais baixa desde 2008.
“Nossa expectativa é de ter uma produção crescente nos próximos meses. A gente deslancha a produção de petróleo a partir de 2014 com a entrada em produção de diversos novos sistemas”, destacou o executivo.
O diretor disse que em dezembro a produção de petróleo deverá atingir a média de 2 milhões de barris de petróleo por dia - média que antes era prevista para ser alcançada no ano passado. Formigli destacou que vários problemas, ocorridos principalmente durante as paradas programadas de algumas plataformas, levaram à forte queda de produção em setembro.
Ele informou ainda que a produção de petróleo no pré-sal está em torno de 205 mil barris diários de petróleo, cerca de 10% da produção total.
Fonte: Diário de Pernambuco(PE)
PUBLICIDADE