A Marinha do Brasil informou, nesta terça-feira (26), que a Fragata Tamandaré, construída pelo TKMS Estaleiro Brasil Sul, em Itajaí, em Santa Catarina, foi aprovada em todos os testes de mar realizados na costa catarinense. Segundo a força, a embarcação deixou o estaleiro em 12 de agosto e retornou no dia 19. Os testes foram realizados com 130 militares e civis a bordo e foram aprovados o desempenho e a integração dos sistemas de propulsão e geração de energia, do sistema de leme, dos estabilizadores e dos sistemas de navegação, entre outros.
Na fase inicial de avaliações técnicas, informou a Marinha, o objetivo foi comprovar o desempenho do navio em mar aberto. Foram avaliados os quadros elétricos e os sistemas de alarme e segurança e todos os parâmetros previstos no projeto. A partir dos testes, será possível, se necessário, fazer ajustes em equipamentos e sistemas, além de corrigir falhas.
PUBLICIDADE
Além disso, foram testados, em condições normais de operação, serviços de hotelaria, como cozinha, esgotamento, alimentação elétrica e ar-condicionado. Os testes confirmaram ainda, nas avaliações de velocidade, manobrabilidade e vibração, que todos os parâmetros estão em conformidade com os requisitos contratuais. Ao término do período de testes de mar, será continuado o programa de capacitação da tripulação, composta por 112 militares, que vai operar o navio.
Lançada em agosto de 2024, a Fragata Tamandaré é a primeira embarcação do Programa Fragatas Classe “Tamandaré. No momento, outras duas já estão em construção no TKMS Estaleiro Brasil Sul e há planejamento já aprovado para uma quarta embarcação do mesmo tipo.