A Marinha do Brasil informou, nesta quinta-feira (12), que a fragata Tamandaré, primeira do Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT), recebeu certificados emitidos pela sociedade classificadora DNV, passando do status de embarcação 'em construção' para 'em operação'. A mudança, explicou a força naval, é resultado da conclusão de fase de verificações e inspeções da verificadora, o que permite que o navio opere seguindo normas internacionais de segurança, integridade estrutural e conformidade ambiental e seja incorporada à Armada brasileira.
Os certificados abrangem requisitos internacionais de arqueação, sistemas anti-incrustantes, segurança da construção, equipamentos e radiocomunicações, além de conformidade ambiental relacionada à prevenção de poluição por resíduos, óleo e esgoto. Foram emitidos também o certificado de classe e o respectivo class appendix, que formalizam a conformidade da embarcação com os requisitos internacionais de classificação naval.
PUBLICIDADE
O Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT) prevê a construção no Brasil de quatro fragatas de alta complexidade tecnológica, em parceria com a Sociedade de Propósito Específico Águas Azuis, formada pelas empresas TKMS, Embraer e Atech, e é gerenciado pela Emgepron. Ele foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), no segmento de inovação para a indústria de Defesa e de Tecnologias de Interesse para a Soberania e Defesa Nacional.


















