Receba notícias em seu email

Navalshore

Graça Foster tem carta branca do Planalto para medidas que melhorem as contas da Petrobras

Ainda que ações estratégicas da Petrobras tenham impacto negativo para União, estados e municípios, a presidente da empresa, Maria das Graças Foster, tem carta branca do Palácio do Planalto para usar os meios que avaliar necessários para sanear as contas da empresa e apresentar retorno aos acionistas da companhia.

Graça mantém conversas semanais com a própria presidente Dilma Rousseff, dispensando intermediários e neutralizando eventuais pressões político-partidárias na tomada de decisões. A exceção é a decisão sobre reajustes de combustíveis, que tem de ser avaliada sob a ótica da inflação.

Essa independência, se por um lado pode agradar muitos acionistas da empresa, por outro eleva o risco de a executiva e a estatal colecionarem desafetos em Brasília, como os quase 200 deputados que até a semana passada garantiram assinaturas suficientes para instalar uma CPI para investigar negócios da Petrobras no exterior.

A cotação de Graça no Planalto disparou no mês passado, quando, diante de uma situação complexa de caixa que a empresa atravessa, a Petrobras conseguiu captar US$ 11 bilhões em empréstimos no mercado internacional. Esse trabalho de reconquista de credibilidade financeira, desempenhado por Graça à frente da Petrobras ao longo do último ano, é visto com bons olhos pelo governo.

O privilégio de flanar sobre as pressões políticas à frente da estatal, porém, pode ficar ameaçado nos próximos meses. Diante da proximidade das eleições de 2014, a Petrobras será cobrada a acelerar os investimentos nas refinarias Comperj (RJ), Abreu e Lima (PE), Premium 1 (CE) e Premium 2 (MA).

Para muitos parlamentares, essas iniciativas — com forte impacto nas economias regionais e na opinião pública — estão vagarosas demais e poderão até travar de vez, se não deslancharem antes da campanha eleitoral. (Danilo Fariello)

Fonte: O Globo






PUBLICIDADE




Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira