O estaleiro sul-coreano Hyundai Heavy Industries anunciou que em breve suas instalações offshore estarão ociosas e planeja fechar a planta em agosto. Seu último pedido de plataforma offshore — um módulo para o campo petrolífero NASR dos Emirados Árabes Unidos — será entregue no final do próximo mês.
O fechamento afetará mais de cinco mil trabalhadores nas instalações offshore, incluindo 2,6 mil funcionários em tempo integral. O principal estaleiro de embarcações comerciais da HHI, localizado próximo ao estaleiro offshore na cidade de Ulsan, continuará as operações.
PUBLICIDADE
A HHI informa que está perdendo pedidos de infraestrutura offshore para concorrentes na China e em Cingapura, onde os custos trabalhistas são aproximadamente um terço dos pagos aos funcionários da Hyundai. "Neste momento, vamos simplificar nossos recursos e criar uma equipe estratégica para conquistar novos pedidos", disse o chefe de marketing offshore da HHI, Yune Sung-il.
A HHI já fechou seu estaleiro localizado na cidade de Gunsan e várias de suas docas secas devido a uma queda severa nas encomendas. Os pedidos de navios mercantes se recuperou um pouco ao longo do ano passado, mas ainda está aquém das metas da empresa para 2018.
O HHI também enfrenta incerteza sobre o destino de um pedido de US$ 700 milhões das Linhas de Navegação da República Islâmica do Irã para quatro navios porta-contêineres pós-Panamax e seis navios-tanque químicos de 50 mil dwt, todos com entrega prevista para o final deste ano. Com as sanções americanas contra o Irã voltando a ser colocadas em questão dentro de alguns meses, o HHI enfrenta a possibilidade de não conseguir receber pagamentos por dez embarcações concluídas.