O Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) liberou a transferência do combustível do tanque do navio sul-coreano alugado pela companhia Vale que está no porto da Ponta da Madeira, em São Luís (MA). Uma simulação feita na quinta-feira (22) mostrou que não há possibilidade de vazamento do óleo para o mar, de acordo com o órgão.
A retirada do combustível estava prevista para semana passada, mas os equipamentos que seriam utilizados demoraram para chegar ao porto. A sul-coreana STX Pan Ocean , dona do navio, contratou uma empresa para realizar o procedimento que deve ocorrer na segunda-feira (26).
Serão removidas 2.500 toneladas de combustível das partes mais prejudicadas da embarcação. Ibama e a Capitania dos Portos do Estado acompanharão a operação de transferência.
A retirada será feitas em diversas etapas. Bombas serão usadas para levar o óleo do navio para um outro. A empresa quer retirar o combustível para fazer os reparos no casco ainda no porto.
O navio está atracado no porto de Ponta da Madeira desde ao dia 1º de dezembro, carregado com mais de 360 mil toneladas de minério de ferro. Uma rachadura na área do tanque de combustível provocou a entrada de água nos compartimentos de armazenamento de minério de ferro. Técnicos informaram que a água gerou uma inclinação no navio que compromete sua estabilidade.
A Vale diz que deixou de embarcar 750 mil toneladas de minério de ferro desde a suspensão das operações do navio.
Fonte: R7
PUBLICIDADE