Cento e setenta operários já trabalham na construção do Estaleiro Enseada do Paraguaçu (EEP), em Maragogipe. A obra está na fase inicial, com serviços de supressão da vegetação, resgate da fauna e flora e terraplanagem.
É o maior investimento da iniciativa privada na Bahia e na área da indústria naval com execução iniciada no Brasil, sob o comando de um consórcio formado pelas empresas Odebrecht, OAS, UCT e Kawasaki.
A conclusão dos trabalhos está prevista para 2014 e até lá serão investidos R$ 2 bilhões na construção e contratação de mais de três mil operários.
Quando o EEP estiver pronto, o estado ganhará mais um ponto de produção de navios e plataformas de exploração de petróleo, reaquecendo a economia do Recôncavo e recolocando a Bahia no mapa da indústria naval.
O governo do Estado apoia o empreendimento com obras de infraestrutura rodoviária, além de auxílio na obtenção do financiamento, que é do governo Federal, por meio do Fundo de Marinha Mercante.
Ainda como parte dos esforços para resgatar a indústria naval, foi criada em 2009 a Secretária Extraordinária da Indústria Naval e Portuária (Seinp), que centraliza as ações voltadas à viabilização de empreendimentos.
Fonte: Jornal A Região
PUBLICIDADE