Receba notícias em seu email

MSC

Keppel O&M conclui o desenvolvimento de embarcações autônomas

A Keppel Offshore & Marine Ltd (Keppel O&M) alcançou vários 'primeiros' da indústria com a conclusão bem-sucedida de seu primeiro projeto de embarcação autônoma. O rebocador "Maju 510", de propriedade e operado pela Keppel Smit Towage, é a primeira embarcação do mundo a receber a Notação Autônoma da sociedade de classificação ABS.

O rebocador é o primeiro no sul da Ásia que pode ser operado remotamente por joystick. Ele pode ser controlado a partir do centro de comando em terra com um joystick mesmo para manobras complexas, e foi a primeira embarcação do mundo a receber a Notação de Navegação por Controle Remoto ABS em outubro de 2021.


PUBLICIDADE



É também a primeira embarcação a receber a Notação Inteligente (autônoma) sob o Registro de Navios de Cingapura (SRS) pela Autoridade Marítima e Portuária de Cingapura (MPA). Isso certifica a capacidade do rebocador de realizar navegação autônoma e de controle remoto em um ambiente controlado com marítimos a bordo.

Chris Ong, CEO da Keppel O&M, disse: “Navios e tecnologias autônomas têm imenso potencial para transformar a natureza das operações marítimas. Temos o prazer de estabelecer novos recordes e padrões da indústria em escala global com a conclusão do primeiro rebocador autônomo".

Como integradora de sistemas para as soluções autônomas, a Keppel O&M, por meio de seu braço de tecnologia, Keppel Marine and Deepwater Technology (KMDTech), configurou o centro de comando em terra e atualizou a tração de amarração de 65 toneladas do "Maju 510", adaptando sistemas avançados para gerar informações digitais, consciência, posicionamento e manobra de alta precisão.

O "Maju 510" foi equipado pela Keppel O&M com sistemas e tecnologias de última geração, como o ABB Ability™ Marine Pilot Vision e o Marine Pilot Control, que usam inteligência artificial para automatizar observações de navegação, fusão de dados de diferentes fontes, riscos avaliação, tomada de decisão e controle de embarcações. O rebocador também foi equipado com várias tecnologias que a KMDTech desenvolveu em parceria com a MPA e o Centro de Tecnologia para Offshore e Marine, Cingapura (TCOMS), como um Digital Twin que simula o comportamento da embarcação em vários cenários.

Após a conclusão do rebocador autônomo, Keppel O&M e Keppel Smit Towage pretendem colaborar com a MPA para testar vários graus de operações autônomas, incluindo interação e operações colaborativas entre embarcações autônomas, testes em tráfego ao vivo, operação autônoma supervisionada remotamente com conectividade portuária aprimorada.






Pesa

   ICN    Zmax Group    NN Logística
       

intermodal

 

 

Navalshore

 

  Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira