Navalshore 2024

Keppel O&M conclui o desenvolvimento de embarcações autônomas

A Keppel Offshore & Marine Ltd (Keppel O&M) alcançou vários 'primeiros' da indústria com a conclusão bem-sucedida de seu primeiro projeto de embarcação autônoma. O rebocador "Maju 510", de propriedade e operado pela Keppel Smit Towage, é a primeira embarcação do mundo a receber a Notação Autônoma da sociedade de classificação ABS.

O rebocador é o primeiro no sul da Ásia que pode ser operado remotamente por joystick. Ele pode ser controlado a partir do centro de comando em terra com um joystick mesmo para manobras complexas, e foi a primeira embarcação do mundo a receber a Notação de Navegação por Controle Remoto ABS em outubro de 2021.

É também a primeira embarcação a receber a Notação Inteligente (autônoma) sob o Registro de Navios de Cingapura (SRS) pela Autoridade Marítima e Portuária de Cingapura (MPA). Isso certifica a capacidade do rebocador de realizar navegação autônoma e de controle remoto em um ambiente controlado com marítimos a bordo.

PUBLICIDADE

Ecobrasil


Chris Ong, CEO da Keppel O&M, disse: “Navios e tecnologias autônomas têm imenso potencial para transformar a natureza das operações marítimas. Temos o prazer de estabelecer novos recordes e padrões da indústria em escala global com a conclusão do primeiro rebocador autônomo".

Como integradora de sistemas para as soluções autônomas, a Keppel O&M, por meio de seu braço de tecnologia, Keppel Marine and Deepwater Technology (KMDTech), configurou o centro de comando em terra e atualizou a tração de amarração de 65 toneladas do "Maju 510", adaptando sistemas avançados para gerar informações digitais, consciência, posicionamento e manobra de alta precisão.

O "Maju 510" foi equipado pela Keppel O&M com sistemas e tecnologias de última geração, como o ABB Ability™ Marine Pilot Vision e o Marine Pilot Control, que usam inteligência artificial para automatizar observações de navegação, fusão de dados de diferentes fontes, riscos avaliação, tomada de decisão e controle de embarcações. O rebocador também foi equipado com várias tecnologias que a KMDTech desenvolveu em parceria com a MPA e o Centro de Tecnologia para Offshore e Marine, Cingapura (TCOMS), como um Digital Twin que simula o comportamento da embarcação em vários cenários.

Após a conclusão do rebocador autônomo, Keppel O&M e Keppel Smit Towage pretendem colaborar com a MPA para testar vários graus de operações autônomas, incluindo interação e operações colaborativas entre embarcações autônomas, testes em tráfego ao vivo, operação autônoma supervisionada remotamente com conectividade portuária aprimorada.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira