Maquinário vai servir para ensaios de tração, fluência e fadiga, especialmente para testar cabos náuticos de ancoragem utilizados em plataformas oceânicas
Com as presenças do reitor João Carlos Cousin e do vice-reitor da Furg, Ernesto Luiz Casares Pinto, foi inaugurado na manhã desta quarta-feira, 20, o Laboratório de Caracterização de Cabos - Integridade Estrutural, também conhecido como Policab 2, no Campus Carreiros da Universidade. Considerado o melhor da América Latina no setor, o Laboratório vai realizar ensaios mecânicos de caracterização de cabos para ancoragem de plataformas offshore (ruptura, fluência e fadiga). Na oportunidade, houve descerramento de uma placa localizada na entrada do prédio.
O diretor do Policab, Fulvio Chimisso, mostrava-se emocionado por ver um projeto tão importante e ambicioso tornar-se realidade. O projeto inclui não apenas a construção de um prédio, anexo ao Policab 1, mas também a instalação de uma máquina que vai servir para ensaios de tração, fluência e fadiga, especialmente para testar cabos náuticos de ancoragem utilizados em plataformas oceânicas.
O professor Chimisso lembrou do início do Laboratório Policab 1 e das apostas que parceiros fizeram na qualidade dos profissionais e estudantes que ali atuam desenvolvendo vários projetos. "Esse é um orgulho para a Furg", ponderou. Recentemente um grupo de estudantes esteve na Itália apresentando trabalhos desenvolvidos no Laboratório, quando o trabalho da aluna Amanda Gonçalves foi considerado um dos dois melhores da 5ª sessão do evento.
O reitor João Carlos Cousin disse que a Furg está acompanhando o desenvolvimento do Brasil contribuindo com um projeto de grande importância para o setor naval. "É muito bom ver o desenvolvimento com o envolvimento das pessoas", frisou. O supervisor do projeto e engenheiro do Centro de Pesquisas da Petrobras, César Del Vecchio, esteve presente no ato. O investimento é de R$ 2,9 milhões, financiados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Petrobras.
Fonte: Jornal Agora (RS)/ Assessoria
PUBLICIDADE