Navalshore 2024

Licitação é adiada, e Jurong fica a ver navios

A abertura dos envelopes com as propostas comerciais das empresas que estão na disputa para a construção de 28 sondas de perfuração de petróleo em águas profundas programada para a manhã de ontem não aconteceu. A decisão foi adiada pela Petrobras. A estatal recebeu a documentação das empresas participantes mas não abriu os envelopes.

Segundo informou a Petrobras, por meio de nota, "a abertura das propostas dependerá da análise da documentação recebida das empresas pela comissão de licitação e de outros procedimentos estabelecidos no processo de contratação". Informações de bastidores dão conta que a estatal anunciará o nome dos vencedores da licitação até o final deste mês.

A Jurong, que tem projeto para a construção de um estaleiro em Aracruz, no Litoral Norte, continua na disputa. Ontem pela manhã, a diretora de Marketing da empresa, Endora Barboza, entregou à estatal a portaria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que delega ao Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema) a competência para o licenciamento do empreendimento.

O documento ambiental, exigido pela Petrobras, foi o mais recente alvo de polêmica envolvendo os concorrentes. A exigência de uma declaração do Ibama que validasse as licenças para os estaleiros - tanto os novos quanto os já instalados - foi a forma que a Petrobras encontrou de padronizar a disputa e evitar questionamentos jurídicos à licitação.

Investimento

O Estaleiro Jurong Aracruz (EJA) será construído em Barra do Sahy, em Aracruz. O Investimento é de R$ 800 milhões e o início das obras está previsto para o início de 2011. A operação do estaleiro está prevista para começar no primeiro trimestre de 2012.

Fonte: A Gazeta (Vitória) ES/Rita Bridi



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira