Luiz Otávio afirma que Ibama pode atrasar construção do Estaleiro EISA

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Otávio Gomes, afirmou que o estado precisa de celeridade no processo de licenciamento ambiental para não perder o Estaleiro EISA Alagoas S.A. Segundo Gomes, se as obras não começarem em junho, Alagoas pode ficar “a ver navios”.
A pressa para obtenção da licença se dá em função de que o grupo empresarial proprietário do estaleiro pretende participar de uma licitação para construção de plataformas petrolíferas da Petrobrás que deve ocorrer ainda esse ano. “A Petrobrás está fazendo uma licitação de 18 plataformas, através de quatro lotes de sete plataformas cada. E o estaleiro EISA Alagoas, que está todo regularizado, pode participar dessa licitação. Mas desde que tenha essa licença prévia, e aí Alagoas já pode ganhar, através do Estaleiro EISA, pelos menos, um desses lotes”, explicou Gomes.
De acordo com o secretário, a participação do estaleiro nessa licitação garantirá que quase cinco bilhões de dólares venham para o estado. Isso significaria a geração de cinco mil empregos no estaleiro e outros 15 mil empregos indiretos. “Por isso é que Alagoas não se pode dar ao luxo de não participar, através do Estaleiro EISA, dessa licitação”, afirmou.
Gomes disse que é a demora nos processos de licenciamento ambiental que envolvem o Ibama que preocupa o go-verno. “Há toda uma filosofia que mostra que quando o Ibama puxa para ele esses licenciamentos, eles ocorrem em um prazo que chega a dois, três, quatro anos. E aí acendeu a luz vermelha da nossa preocupação”, destacou.

Fonte: Extra Alagoas/Victor Avner

PUBLICIDADE

Incatep




   Liebherr    GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira