Receba notícias em seu email

Yanmar

Marinha do Brasil avança no processo de compra do HMS “Bulwark”

A Marinha do Brasil (MB) informou, nesta segunda-feira (25), que houve avanços rumo à aquisição de navios doca-multipropósitos da Classe “Albion”. O processo faz parte do protocolo de intenções firmado com a Marinha Real Britânica no último dia 2 de abril, durante a LAAD Defence & Security. De acordo com a MB, a próxima etapa será a assinatura do contrato de aquisição de um dos navios da classe, o HMS “Bulwark”.

A Marinha informou que a embarcação está em Plymouth, na Inglaterra, passando por um período completo de revitalização até o próximo ano. Uma parte da tripulação, cerca de 48 militares brasileiros, seguirá para a Inglaterra ainda em setembro, para treinamento, acompanhamento do reparo e recebimento do navio.


PUBLICIDADE



Em novembro, mais 44 militares serão capacidados para operar o navio. O restante da tripulação fará a viagem no próximo ano para o comissionamento e translado do navio para o Brasil, que está previsto para ocorrer em 2026, após o término da revitalização.

A Marinha do Brasil ressaltou que a avalia constantemente as melhores oportunidades para fortalecer sua esquadra, sempre buscando equipamentos que atendam às suas necessidades operacionais. Segundo a força naval, a aquisição de navios de parceiros estratégicos como a Marinha Real Britânica é um processo comum e fortalece os laços entre as duas nações.

A expectativa é que esse navio desempenhará um papel crucial nas missões operativas da Marinha do Brasil na defesa da Amazônia Azul, bem como ser empregado em missões de caráter humanitário e resposta a desastres naturais. A MB salientou que o ativo conta com enorme capacidade de carga, além de permitir o transporte de tropas, profissionais de saúde, veículos e itens essenciais para situações de emergência, incluindo hospitais de campanha, mantimentos e medicamentos.

O HMS “Bulwark” foi comissionado em abril de 2005 e é dotado de convés doca, convés de viaturas, porta lateral, convés de voo e embarcações orgânicas de variados tipos,


Ficha técnica
Comprimento total: 176 m;
Boca moldada: 28,9 m;
Calado carregado: 7,1 m;
Deslocamento: 18.500 t;
Convés de Voo: operação de até 2 aeronaves de grande porte;
Velocidade Máxima Mantida: 18 nós;
Raio de Ação: 8.000 milhas náuticas;
Tripulação: 290 tripulantes; e
Capacidade de transporte de tropa: até 710 militares.






   ICN    Zmax Group    Antaq
       

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro   Intercabos
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira