Receba notícias em seu email

MSC

Mercado mundial sofre com excesso de petróleo armazenado

Reportagem na revista América Economia informa que a capacidade de armazenamento de óleo no mundo está se esgotando, causando sérios transtornos na logística e influenciando no preço do petróleo. A publicação revela dados da Agência Internacional de Energia, segundo a qual a capacidade de armazenamento de óleo em terra está prestes a se esgotar em todo o mundo, com excesso de oferta. Dezenas de milhões de barris de petróleo dentro de petroleiros aguardam a uma solução logística, com ameaça de paralisia.

Segundo a agência, há três bilhões de barris armazenados. Traders dizem que nos principais portos no mundo a fila de cargueiros aguardam por dias, semanas e até meses.

A falta de espaço para descarregar tem imobilizado os petroleiros, operação necessária para que os poços de petróleo continuem a produzir. O gargalo poderia forçar os fornecedores a promover vendas rápidas a preços menores, para liberar espaço, adicionando mais pressão sobre os preços do petróleo.

O custo de afretamento de um superpetroleiro, com capacidade de dois milhões de barris chegou a seu nível mais alto desde 2008, passando de US$ 100 mil por dia em outubro. Atualmente, excede US$ 70 mil por dia.

Segundo a revista no Golfo do México mais de 50 navios mercantes estavam ancorados fora do porto próximo a Houston na semana passada, dos quais 41 eram petroleiros. Sete cargueiros Aframax, com capacidade para 700 mil barris de petróleo, esperam para descarregar em Roterdam.

Segundo fontes da publicação, 20 superpetroleiros aguardam com atraso de 12 dias operação no terminal de Basora Iraque. Uma fonte disse que no porto chinês de Qingdao há um superpetroleiro ancorado desde agosto e outro desde outubro.






PUBLICIDADE




   Zmax Group    ICN    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira