Uma série de compromissos bilaterais foram firmados nesta segunda-feira (20), no Palácio Piratini, durante reunião técnica entre integrantes do Governo gaúcho de comitiva uruguaia liderada pelo vice-ministro de Relações Exteriores, Roberto Conde.
O governador Tarso Genro participou da abertura da reunião, onde anunciou a disposição do Estado na cessão de um imóvel na Capital para a estruturação da Casa do Uruguai, espaço político-cultural do país vizinho. O imóvel, localizado na esquina das avenidas Venâncio Aires e João Pessoa, ainda será avaliado pelos uruguaios.
Na reunião técnica, foi definido o formato inicial da missão empresarial e governamental do Uruguai ao Rio Grande do Sul. No final do mês de outubro, em data a ser confirmada, o presidente José Mujica vem ao Estado acompanhado de comitiva de governo e de empresários. Empreendedores uruguaios dos setores de biotecnologia, microeletrônica, equipamentos de precisão e de suporte à indústria naval gaúcha já manifestaram interesse em investir no Rio Grande do Sul.
Foram ajustados ainda acordos de cooperação no campo da agricultura. Técnicos uruguaios subsidiarão o Estado na adoção de políticas e procedimentos para ampliar a qualidade da produção do leite, enquanto a Emater oferecerá apoio técnico em diferentes áreas da extensão rural. Também ocorrerão uma mostra de cinema, no mês de setembro, e de cultura, em outubro.
A convite do governador, o vice-ministro Roberto Conde e integrantes da comitiva almoçaram com o pleno do Secretariado, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini.
Fonte: Jornal do Commercio (RS)
PUBLICIDADE