Aumentar o nível de qualificação técnica é um dos principais desafios da indústria naval e offshore, além de ser fator determinante para o gerenciamento de novas demandas e desenvolvimento do setor. Atentos, os profissionais estão em busca de programas de profissionalização visando poder ocupar um dos mais de 24 mil novos postos de trabalhos que devem ser gerados na indústria até 2015, segundo números recém anunciados pelo Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval).
Uma oportunidade prática de qualificação para quem vai pleitear uma destas vagas são os workshops técnicos que acontecerão nos dias 14 e 15 de agosto, no Rio de Janeiro (RJ), durante a 10ª Navalshore – Marintec South America, e que tratarão dos temas: galvanização, soldagem e construção naval. Segundo o gerente do evento, promovido pela UBM Brazil, Renan Joel, os workshops foram elaborados com a intenção oferecer soluções para as dificuldades que permeiam a qualificação de mão de obra. “O objetivo é promover o aprimoramento e contribuir para a formação profissional da indústria naval e offshore”, diz.
Com a temática galvanização por imersão a quente, o primeiro workshop será ministrado pelo Instituto de Metais Não Ferrosos (ICZ) e oferecerá ao profissional a prática e a eficiência de proteção contra a corrosão de ferro e aço. “Apresentaremos o processo realizado na indústria siderúrgica, suas aplicações e benefícios”, adianta o gerente de Desenvolvimento de Mercado do Instituto, William Marques.
Já no segundo encontro, ministrado pela Associação Brasileira de Soldagem (ABS), serão apresentadas soluções e desafios em um dos segmentos que mais demanda de mão de obra, a soldagem. “É muito importante o profissional conhecer os equipamentos e os consumíveis de soldagem que podem garantir a qualidade e a produtividade dos trabalhos”, lembra o diretor executivo do ABS, Daniel Almeida. Deste encontro participam ainda o conselheiro da ABS, engenheiro Ricardo Fedele, o gerente e engenheiro da Fronius Internacional, Christoph Kammerhuber e o consultor sênior e engenheiro da Petrobrás, José Cunha Lima.
Para se inscrever nos workshops (que custam de R$ 210 a R$ 250, dependendo da data de compra) basta acessar o site oficial do evento: www.navalshore.com.br.
Programação completa
14 de agosto - Galvanização a Quente (9h às 12h)
1.Galvanização por Imersão a Quente Geral - Apresentação do processo e aplicações na Indústria Naval;
2.Anodos de Sacrifício - Características dos produtos e suas aplicações na proteção contra corrosão em embarcações e instalações submersas.
3.Galvanização por Imersão a Quente Contínua - Apresentação do processo e aplicações na Indústria Naval.
15 de agosto - Soluções, Construção e Desafios - Soldagem (9 às 13h)
1.Soluções em Soldagem no Segmento Offshore
2.Desafios e Soluções na Área Naval e de Offshore
3.Construção Naval e Plataformas Offshore: Soluções e Aplicações
PUBLICIDADE