Está marcado para o dia 18 de setembro o lançamento de mais um navio da Navegação Aliança: o João Mallmann (homenagem a um dos fundadores da Trevisa, controladora da empresa). O evento acontecerá no estaleiro da Intecnial, localizado no município de Triunfo.
O diretor da Navegação Aliança Ático Scherer explica que o lançamento consiste em “largar dentro da água” a embarcação. Após essa ação, serão feitos testes e alguns acabamentos. A perspectiva é de que o navio comece as operações de transporte a partir de outubro.
PUBLICIDADE
O João Mallmann terá 101 metros de comprimento, com uma “boca” de 15,5 metros e capacidade para 4,7 mil toneladas, podendo atingir uma velocidade de até 8 nós (cada nó equivale a 1,852 quilômetros por hora). O investimento no empreendimento foi de R$ 22,6 milhões. Scherer detalha que a embarcação terá como foco o transporte de celulose (produzida pela planta da CMPC Celulose Riograndense na cidade de Guaíba) e granéis sólidos.
O empresário adianta que a Navegação Aliança já está negociando com a CMPC o contrato para movimentação dessa carga. O grupo chileno está ampliando sua unidade no Rio Grande do Sul, o que deverá ser concluído em maio de 2015. Quando finalizada a expansão, a fábrica agregará mais cerca de 1,3 milhão de toneladas de celulose a sua capacidade anual, alcançando o patamar de 1,8 milhão de toneladas.
Scherer revela que, confirmando a assinatura do acordo, a Navegação Aliança inicia a construção da embarcação Juan Rassmuss (nome que será dado em honra a um acionista da Trevisa). O navio será idêntico ao João Mallmann e deve custar aproximadamente R$ 25 milhões. A perspectiva é que sejam necessários cerca de 16 meses no desenvolvimento da embarcação, que será feito também pela Intecnial e, provavelmente, em Triunfo. Os dois graneleiros atuarão, exclusivamente, na navegação interior gaúcha.