Receba notícias em seu email

MSC

Navio Celso Furtado atraca em Fortaleza

Mais combustíveis transportados e geração de 60 mil empregos diretos nos estaleiros. Assim, é a promessa que em parte foi cumprida pelo Programa de Expansão e Modernização da Frota da Transpetro (Promef) com a inauguração do primeiro navio, o Celso Furtado.

A embarcação atracou ontem (7) no Porto do Mucuripe e descarregou 10 milhões de litros de diesel e nove milhões de litros de gasolina. Celso Furtado iniciou operação no Rio de Janeiro no último dia 25 e teve um investimento de R$ 174 milhões.

Além dele, outros 48 navios vão fazer parte da nova frota da Petrobras Transporte S.A (Transpetro) e a soma total de investimentos é de R$ 9,6 bilhões. De acordo com o presidente em exercício da Transpetro, Agenor Junqueira, 74% de conteúdo da construção do navio é nacional e marca a revitalização da indústria naval brasileira.

Sem detalhar o impacto de produção de combustíveis, Agenor Junqueira diz que cada navio é construído com maior produtividade e menor tempo de construção. O primeiro navio tem capacidade para transportar 56 milhões de litros de combustíveis, enquanto haverá outro com capacidade para 170 mil toneladas, exemplifica.

“Assim a indústria se torna competitiva e chegamos a patamares internacionais”. E conforme informações repassadas pela assessoria de imprensa, o Brasil ocupa atualmente a quarta maior carteira de encomendas de petroleiros no mundo.

A construção do estaleiro do Ceará deve ser no município de Paracuru e terá o nome de “Happy Peixe”.

Sobre o encaminhamento do estaleiro, Junqueira apenas diz que a Transpetro realizou os estudos de viabilidade física e instalação e os entregou ao governador Cid Gomes.

Encaminhamento
“Cabe agora o estado decidir onde será instalado e a empresa que instalar aqui está apta a participar das nossas futuras licitações dos novos navios”, comenta Junqueira.

Questionado também sobre a possibilidade da construção depois de tanta polêmica, ele economiza palavras e diz apenas que cumpre as demandas dos estudos e as empresas é que fazem a construção.

Fonte: O Povo/CE - Natalie Caratti






PUBLICIDADE




Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira