Receba notícias em seu email

Navalshore

Norueguesa Statoil faz outra grande descoberta de petróleo no Ártico

OSLO - A companhia norueguesa de energia Statoil informou nesta segunda-feira que, ao lado de suas parceiras Eni Norge e Petoro, realizou uma descoberta substancial de petróleo no campo de Havis, no Mar de Barents, aumentando as perspectivas de reservas na remota região do Ártico.

A descoberta melhora as perspectivas para a Noruega, oitava maior exportadora de petróleo do mundo e segunda maior de gás. O país vem reduzindo a produção do óleo desde 2001 e fez uma série de descobertas marítimas ao longo do último ano.

O reservatório tinha uma coluna de gás de 48 metros e uma coluna de petróleo de 128 metros, e os volumes estimados estão entre 200 milhões e 300 milhões de barris de petróleo recuperável.

A companhia informou que o campo de Havis fica sete quilômetros a sudoeste da mais recente descoberta no campo de Skrugard, feita em abril do ano passado. Ainda que Havis fique sob a mesma licença de produção, é uma estrutura independente. Havis e Skrugard estão sob a licença PL532, obtida em 2009.

"Havis é nossa segunda descoberta de petróleo de alto impacto no Mar de Barents em nove meses", afirmou Helge Lund, executivo-chefe da Statoil.

O volume total provisório das duas descobertas na região pode gerar entre 400 milhões e 600 milhões de barris de petróleo recuperável.

A Statoil é a operadora da licença de produção PL532, com uma parcela de 50% no negócio. Os parceiros possuem 30% (Eni Norge) e 20% (Petoro) do negócio.

( Fonte: Agência Estado/Gabriel Bueno/Com informações da Dow Jones e Reuters)






PUBLICIDADE




   Zmax Group    ICN    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira