Foi inaugurado na última quinta-feira (17), na Malásia, um novo conjunto avançado de simulação fornecido pelo grupo de tecnologia Wärtsilä ao instituto de treinamento marítimo Akademi Laut Malaysia (Alam). Os equipamentos usam nova técnica de simulador de combustível e realidade virtual para criar cenários iguais aos que os marítimos vão enfrentar em suas atividades. Eles são treinados também para operar com combustíveis sustentáveis, como metanol e amônia, e com diferentes tipos de motores.
Segundo a Wärtsilä, os simuladores técnicos são indicados para missões completas e salas de aula em rede multifuncionais, tanto para treinamento em praça de máquinas quanto para movimentação de cargas líquidas. Eles contam com ponte de missão completa com visualização de 270 graus, pontes de tarefa de três partes, equipadas com recursos de posicionamento dinâmico e treinamento em realidade estendida (XR) e podem ser usados ainda em simulação baseada em nuvem para experiências de aprendizado combinado.
PUBLICIDADE
Segundo o gerente geral de simulação e treinamento da Wärtsilä, Neil Bennett, os equipamentos permitirão que os alunos da Alam repliquem cenários operacionais do mundo real e que aprimorem suas habilidades em ambiente controlado e seguro. Ele explicou que o teinamento inclui desde navegação básica e operações na sala de máquinas a procedimentos complexos, estudos de pesquisa e exercícios integrados de resposta a emergências.
A Alam, cujo centro de treinamento fica em Melaka, com vista para o movimentado Estreito de Malaca, já treinou mais de 15.000 profissionais marítimos para operações onshore e offshore e é parceira da Wärtsilä desde 2006, quando foi criado seu Centro de Simulação e Comunicação Marítima.