Ecobrasil

O debate sobre o Estaleiro OSX vai para Brasília

Após audiência em Florianópolis, comissão em defesa do empreendimento participa amanhã de reunião com governo federal
A ausência mais sentida, ontem, em audiência sobre o Estaleiro OSX, na Assembleia Legislativa, foi do Instituto Chico Mendes (ICMBio), justamente o órgão contrário à instalação do projeto em Biguaçu. A justificativa de Ricardo Castelli, coordenador regional do instituto ambiental, é de que o processo vai ser encaminhado hoje para a sede, em Brasília.
Na reunião na assembleia, foi formada uma comissão em defesa do estaleiro no Estado. Presidida pelo deputado Edison Andrino, a comissão tem audiência marcada com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, amanhã, em Brasília. Também devem participar do encontro os coordenadores nacionais do ICMBio. Os técnicos regionais do do instituto foram orientados a não se pronunciarem mais.
Ontem, todas as manifestações foram favoráveis ao empreendimento. O prefeito de Biguaçu, José Castelo Deschamps, lembrou que o empenho político chegou em boa hora, apesar de o governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, ter se antecipado. A OSX negocia com o RJ a transferência do investimento de R$ 2,5 bilhões previsto para Santa Catarina.
– Nós não podemos deixar de ser o plano A, este empreendimento vai gerar arrecadação para o Estado e movimento econômico para toda a região – afirmou Deschamps.
O governador Leonel Pavan defendeu que não se trata de um Estado contra o outro. Ele chegou a procurar o comando do Ibama em Brasília para acompanhar o processo.
– É mais uma questão de birra do que de política. Eu converso com todo mundo e de 10 pessoas, nove querem o estaleiro aqui. Agora, se as coisas estão tumultuadas por aqui, vamos levá-las para Brasília. Se temos apoio do próprio Ibama, falta apenas um empurrãozinho – avaliou Pavan.
Paulo Monteiro, diretor de Sustentabilidade do Grupo EBX, holding do Estaleiro OSX, manteve sua posição de confirmar Santa Catarina como plano A, mas destacou que existem prazos a serem cumpridos.
José Eduardo Fiates, da Fundação Certi, explicou que a entidade fez um levantamento na área do meio ambiente e está se envolvendo com várias universidades e entidades internacionais no planejamento do Instituto de Tecnologia Naval (ITN), vinculado ao projeto da OSX.
simone.kafruni@diario.com.br

Fonte: Diário Catarinense/SIMONE KAFRUNI



Praticagem

   ATP    GHT    abtp
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira