As obras da base naval onde serão construídos e mantidos os novos submarinos convencionais e nuclear brasileiros serão iniciadas no início de junho, na baía de Sepetiba, em Itaguaí, município da região metropolitana do Rio. A informação foi divulgada pelo almirante José Alberto Fragelli, coordenador-geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear (Cogesn).
A área vai abrigar a base naval, o estaleiro e a unidade de fabricação de estruturas metálicas, onde serão feitos os segmentos dos cascos dos submarinos. A previsão é que as obras levem quatro anos, permitindo que a partir de 2014 o Brasil ingresse no reduzido grupo de países com capacidade de construir um submarino nuclear . O primeiro deve entrar em operação em 2022.
Em 2016, o país vai lançar ao mar o primeiro submarino Scorpene, com cerca de um terço do tamanho do submarino nuclear, mas muito parecido, o que vai ajudar os engenheiros e técnicos a compreender os detalhes do projeto principal , explicou Fragelli.
Fonte: Valor Econômico/Agência Brasil, do Rio
PUBLICIDADE