A Ocyan é a primeira empresa do setor de exploração e produção em óleo e gás a aderir ao Movimento Empresarial pela Integridade e Transparência do Instituto Ethos, lançado na última terça-feira (31), em evento realizado em São Paulo. O objetivo da iniciativa é fortalecer a prevenção e o combate à corrupção no país. No evento, a empresa aderiu à Carta Compromisso do Movimento, ao lado de outras 36 signatárias.
“Participação em ações coletivas é um dos elementos do nosso Sistema de Conformidade a adesão da Ocyan neste importante movimento reforça seu engajamento pela integridade e transparência e o comprometimento no combate à corrupção.”, destaca Nir Lander, Chief Compliance Officer (CCO) da Ocyan.
PUBLICIDADE
De acordo com o executivo, a iniciativa busca engajar lideranças empresariais, governos e sociedade civil na adoção de práticas em prol da integridade, da transparência e do combate à corrupção no ambiente de negócios e nas relações público-privadas. “O Movimento envolveu o estudo do Sistema de Integridade Nacional, que identificou as melhorias e retrocessos nas leis e regulamentos do país entre 2000 e 2015. O Movimento conta com a participação do Pacto Global da ONU, da ONG Transparência Internacional e da FGV Direito RJ e SP.”.
Os compromissos e propostas do movimento serão perseguidos pelas empresas signatárias e representam um importante avanço na agenda de integridade do país e uma evolução da cultura de conformidade no ambiente empresarial. “Consideramos muito importante fazer parte deste grupo de empresas, inclusive sendo a primeira do nosso setor dentre as signatárias”, comemora Roberto Simões, presidente da Ocyan.
Pacto Global e Pacto Empresarial
Para reforçar o compromisso da empresa com a conformidade, a Ocyan assumiu dois importantes compromissos no final do ano de 2016, quando aderiu ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e ao Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção do Instituto Ethos. As duas iniciativas buscam promover um mercado mais íntegro e ético e foram passos importantes para a empresa.
No final de 2017, a Ocyan passou a fazer parte da Comissão de Compliance do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) e, juntamente com outras empresas do setor de óleo e gás, vem trabalhando na elaboração de um compromisso pela integridade do setor.