Com o sistema de espionagem, a NSA encontrou dados de redes de governos estrangeiros, companhias aéreas, companhias de energia e organizações financeiras.Um dos alvos da Agência, a Petrobras mostrou-se vulnerável ante o poder da NSA segundo Paulo Pagliusi, doutor em segurança da informação.
Ele explica que contra ameaças do tipo espionagem industrial e corporativa, típica de empresas concorrentes e agentes maliciosos, os computadores da empresa brasileira podem ser seguros. “Contra o poderio computacional de uma agência governamental como a NSA, ficou comprovado que não”.
Ele ressalta o mapeamento do caminho percorrido pelos dados que trafegam nos protocolos de segurança da internet, que utilizam criptografia na web (que “fecham o cadeado verde” no navegador). “O sistema da NSA parece permitir ao agente se concentrar em dados armazenados após o trecho em que circulam criptografados, uma vez que são mais fáceis de manusear e acessar”.
Pagliusi diz, ainda, que a criptografia de dados acaba funcionando como o mapa da mina para a NSA, indicando o que é importante. Para evitar isso, ele diz que tudo deve ser criptogrado, seja importante o não, o que pode confundir o sistema.
Depois das denúncias, a Petrobras divulgou nota em que diz que tem sistemas altamente qualificados e permanentemente atualizados para a proteção de sua Rede Interna de Computadores (RIC).
(Fonte:O Povo (CE)/AD)
PUBLICIDADE