Pedra fundamental

Aker Solutions dobrará sua capacidade de produção de equipamentos submarinos no Brasil

A Aker Solutions lançou a pedra fundamental de uma nova planta no Paraná, que dobrará a capacidade de produção de equipamento submarino no Brasil. A planta na cidade de São José dos Pinhais entrará em operação em 2015. Substituirá a atual fábrica de equipamentos submarinos e dobrará a capacidade de produção no país. “O Brasil é um mercado muito importante para a Aker Solutions e esta nova fábrica fortalecerá o nosso fornecimento de equipamentos submarinos,” diz Luis Araujo, presidente das operações brasileiras da empresa.

O presidente mundial da Aker Solutions, Oyvind Eriksen, explicou que o Brasil é estratégico para a empresa, que está fazendo no Paraná o maior investimento em andamento da multinacional. “Estamos construindo aqui a maior e mais moderna fábrica de equipamentos submarinos do mundo”, ressaltou Eriksen. O investimento de R$ 280 milhões está enquadrado no Paraná Competitivo. A empresa já conta com uma unidade na Cidade Industrial de Curitiba (CIC).

A nova instalação terá aproximadamente 1,2 mil funcionários e gerará cinco mil empregos entre os fornecedores. A planta, chamada de “Novo Centro de Tecnologia Subsea”, será construída em um terreno de 168,22 mil metros quadrados.

PUBLICIDADE


A Aker Solutions está ampliando sua capacidade de produção após vencer um contrato em abril para entrega de equipamento submarino à Petrobras. O contrato, no valor de R$ 1,6 bilhão, é para o fornecimento de 60 conjuntos de poço com árvores de natal verticais, sistemas de controle submarinos, ferramentas e peças de reposição a serem usadas pela Petrobras no desenvolvimento de campo do pré-sal em águas profundas no Brasil. “As previsões para a indústria brasileira de óleo e gás são muito promissoras e estamos comprometidos com o desenvolvimento de nosso potencial de produção e conteúdo local,” diz Araujo.

No ano passado, a Aker Solutions começou a construir uma nova planta de serviço para seu negócio de equipamentos de perfuração em Macaé, 180 quilômetros a nordeste do Rio de Janeiro. A planta, programada para abrir em 2014, ampliará a capacidade da empresa de atender ao mercado de perfuração em rápido crescimento no Brasil. A Aker Solutions também está localizada no Centro do Rio de Janeiro e em Rio das Ostras(RJ) no Brasil.

A empresa, estabelecida no Brasil desde 1978, emprega atualmente 1,4 mil pessoas no país e aproximadamente 28 mil pessoas em mais de 30 países. A empresa é líder no fornecimento de equipamento submarino e serviços no mercado offshore do pré-sal no Brasil. Também fornece tecnologia de processo para refinamento e superfície, sistemas de amarração e carga offshore, sistemas de perfuração em águas profundas e serviços de intervenção submarina.



   Liebherr    GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira