EAS e Promar devem participar da licitação para as últimas embarcações das fases 1 e 2 do Promef
Os estaleiros pernambucanos Atlântico Sul e Promar devem disputar a licitação de oito navios de transporte de produtos lançada pela Transpetro, braço da Petrobras na área de transporte. Foram convidadas 16 empresas, sendo cinco nacionais e 11 internacionais. As propostas deverão ser entregues até 23 de fevereiro e a previsão é a de que o processo licitatório seja encerrado até o fim deste primeiro semestre, após análise técnica e comercial.
Estaleiro Atlântico Sul possui em carteira 22 navios encomendados pela Transpetro Foto: Teresa Maia/DP/D.A Press - 6/5/10
Procurado pela reportagem, o Atlântico Sul não confirmou nem negou se foi convidado. Em nota, a assessoria de imprensa informou que, ´em respeito ao nosso cliente, (preferimos) que a própria Transpetro fale a respeito, incluindo (informações) sobre as empresas convidadas`. O EAS possui em carteira 22 navios encomendados pela Transpetro. O primeiro, João Cândido, foi lançado ao mar em abril de 2010 e o segundo, Zumbi dos Palmares, está sendo construído no dique seco.
Recentemente, o EAS participou da licitação dos 28 navios-sondas da Petrobras e apresentou o menor valor (US$ 664,2 milhões por unidade) para um dos quatro lotes em disputa. Se vencer o processo, o EAS pretende investir mais R$ 200 milhões em obras de ampliação, elevando de quatro mil para seis mil os empregos gerados. O EAS também está construindo o casco da plataforma P-55 da Petrobras e dois supertankers para a Noroil Navegação.
Já Paulo Haddad, do Estaleiro Promar, confirmou que recebeu o convite da Transpetro. ´Esta licitação vai acontecer e nós vamos participar, sim.` Haddad, que está de férias, informou que retorna ao trabalho no próximo dia 20 e que as obras do estaleiro começam em fevereiro. O Promar venceu a licitação para construir oito navios gaseiros para a Transpetro. Se vencer esta segunda disputa, terá 16 navios em carteira.
A licitação dos oito navios de produtos encerra a contratação dos 49 navios das duas primeiras fases do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef). O programa foi responsável pelo renascimento da indústria naval brasileira e já gera mais de 15 mil empregos, configurando-se como a quarta maior carteira de encomenda de petroleiros do mundo. No pico, o programa estará gerando 40 mil vagas de trabalho diretas e 160 mil indiretas.
As embarcações já contratadas estão sendo construídas nos estaleiros Atlântico Sul e Promar, em Pernambuco, e nos estaleiros fluminenses Mauá, Eisa e Superpesa. Além do suezmax João Cândido, também foram lançados ao mar os navios de produtos Celso Furtado e Sérgio Buarque de Holanda, pelo Estaleiro Mauá. Em 2011, a Transpetro espera receber cinco navios e lançar ao mar outras seis embarcações.
"Esta licitação vai acontecer e nós vamos participar, sim` Paulo Haddad, Estaleiro Promar
Fonte: Diário de Pernambuco(PE)/Micheline Batista
PUBLICIDADE