Great Ocean

Petrobras aprova encomenda de 12 petroleiros em estaleiros nacionais

Ainda este mês a Petrobras assina contrato de afretamento de 12 dos 19 petroleiros previstos no programa denominado EBN (Empresas Brasileiras de Navegação). Os navios serão afretados por 15 anos o que viabilizará as encomendas, a serem feitas a estaleiros nacionais. Todas as embarcações devem entregar em operação até 2014. A diretoria executiva da empresa aprovou as contratações na última quinta-feira.

A empresa Global Transporte Oceânico encomendará ao estaleiro Mauá três navios para produtos claros de 45 mil toneladas de porte bruto (TPB). Três navios para o transporte de bunker de 2,5 mil tpb serão encomendados pela empresa Delima ao estaleiro Enavi Renave, enquanto outros três também para o transporte de bunker só que de 4,5 mil tpb serão contratados pela Navegação São Miguel. A empresa Elcano receberá o contrato de três gaseiros pressurizados de sete mil metros cúbicos , a serem construídos no estaleiro catarinense Itajaí, que pertence à ela.

A contratação dos demais sete navios previstos do programa ainda não foi aprovada. São dois de 30 mil tpb para o transporte de produtos claros e cinco de produtos escuros, sendo três de 45 mil tpb e dois de 30 mil tpb.

A empresa considera que após um esforço inicial pela retomada das encomendas, o que aconteceu com os navios do Promef I, os estaleiros já conseguiram um ganho de escala que permite uma redução entre 20% e 30% em relação aos preços ofertados nas primeiras licitações. A Petrobras continua negociando uma redução dos preços apresentados pelas empresas e poderá não contratar, caso não consiga chegar aos patamares considerados razoáveis. A definição deve sair em até três meses. (da Redação)

 

    Terlogs     Mampaey     Antaq
             

Tche Digital

 

 

HPP

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
             
             

Navalshore

Allonda

Cash Computadores

Bombando

Error: No articles to display