Segundo o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, José Formigli, a produção de petróleo na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, deverá retornar a melhores patamares no ano que vem. Neste ano a Petrobras registrou queda de produtividade no terceiro trimestre o que decepcionou os acionistas da empresa e os analistas do mercado financeiro.
Segundo Formigli, a exploração no local deve retomar os níveis anteriores ao longo do ano de 2013. A ANP, Agência Nacional do Petróleo, publicou um balanço que aponta que as plataformas de produção de petróleo da Bacia de Campos obtiveram uma queda de 200 mil barris por dia desde janeiro de 2012 até o mês de agosto.
A recuperação da produção na região se deverá, segundo o diretor de produção da Petrobras, em virtude da melhoria da eficiência operacional do complexo e da entrada em operação de novos poços de exploração. A queda na produção teria sido causada por um declínio natural de produtividade dos poços.
Deverá entrar em operação em 2013 as plataformas P-63, P-61, P-55 e P-58. Juntas elas poderão alcançar uma produtividade, em seu pico, de mais de 400 mil barris de petróleo por dia.
Hoje, o pré-sal responde por cerca de 10% do total do que é produzido pela Petrobras. Isso corresponde a um total médio de 205 mil barris de petróleo por dia.
Fonte: NE10/Matheus Camargo
PUBLICIDADE