A Petrobras está convocando os governos estaduais para serem parceiros. Só em Pernambuco, já são 144 projetos em 12 programas diferentes. Apesar de ser o quarto estado visitado, está muito avançado graças ao projeto Suape Global, que envolve diversas entidades e empresas da área portuária de Suape, onde se concentram os investimentos da estatal petrolífera. De acordo com o secretário executivo de Desenvolvimento de Negócios de Pernambuco, Roberto de Abreu, a proposta é multiplicar o número de 44 empresas do estado aptas a fornecer à cadeia de produção e refino de petróleo, gás, naval e offshore.
No encontro com o presidente da Petrobras, o governador Eduardo Campos (PE) garantiu o empenho da sua administração e dos fóruns já criados em nível estadual - como o Suape Global. Gabrielli e Campos ressaltaram que esses esforços têm que ser continuados e que o empresariado deve fazer parte dele.
Eduardo apresentou um pacote com cinco projetos que poderão receber até R$ 10 milhões da Petrobras para sua execução. As propostas envolvem temas discutidos no âmbito do Fórum Suape Global: governança da rede local; desenvolvimento dos arranjos produtivos locais (APLs); desenvolvimento de fornecedores; desenvolvimento do território estratégico de Suape; e desenvolvimento de uma metodologia para tornar Suape Global um modelo exitoso a ser replicado em outros estados.
Suape Global já conta com 24 empresas implantadas no complexo portuário e indusdrial localizado em Ipojuca (PE) e em municípios do entorno. Os investimentos superam os R$ 2,4 bilhões para uma geração de 54 mil empregos entre diretos e indiretos. Com destaque para as áreas de metalmecânica e construção civil pesada.
Referência
O projeto Suape Global foi criado para potencializar os impactos positivos dos investimentos estruturadores como a refinaria e o polo naval. Na prática, desenvolve um conjunto de atividades articuladas que vão permitir a Pernambuco se tornar uma referência para os mercados nacional e internacional.
fonte: Diário de Pernambuco(PE)
PUBLICIDADE