Pesquisas realizadas desde 2007 pela Petrobras, em parceria com instituições de pesquisa brasileiras e empresas fornecedoras, resultaram no primeiro diagnóstico ambiental oficial da Bacia de Campos, região situada entre o Estado do Rio de Janeiro e o sul do Espírito Santo. O Projeto de Caracterização Ambiental Regional da Bacia de Campos (PCR-BC) surgiu a partir de demanda do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e foi delineado para gerar e consolidar conhecimento sobre os aspectos físico, químico, geológico, biológico e socioeconômico da região, englobando uma área de 100 mil km². A Petrobras já entregou o relatório final das pesquisas ao Ibama, e a previsão é de que, até julho 2012, as publicações e a base de dados estejam disponíveis para todos os interessados.
O projeto possui duas vertentes principais: uma referente ao entendimento socioeconômico da atividade pesqueira e outra referente ao meio natural, denominado Projeto Habitats - Heterogeneidade Ambiental da Bacia de Campos. As informações serão transformadas em uma base de dados, pioneira no País, a fim de que possam ser úteis para a melhoria da tomada de decisão e gestão ambiental na região, além de serem transformadas em uma coleção de publicações científicas.
Ao todo, 250 pesquisadores, técnicos, professores e estudantes foram envolvidos no projeto, que, além de contribuir com informações de qualidade e agilidade para o trabalho de técnicos da Companhia, tem como objetivo também auxiliar o trabalho de técnicos do Ibama, das comunidades científicas e de outros órgãos governamentais.
Os dados foram coletados entre a costa e três mil metros de profundidade do mar, sendo possível obter uma caracterização bastante completa da Bacia de Campos. Estas pesquisas possibilitarão que a Petrobras balize ainda mais suas decisões a partir de informações ambientais científicas robustas, incorporando o conceito de sustentabilidade ambiental aos empreendimentos das atividades de exploração e produção na região.
Da Redação
PUBLICIDADE