SÃO PAULO - A Petrobras iniciou no sábado (29) a produção da plataforma (FPSO) Capixaba, no campo de Cachalote, na Bacia de Campos. A plataforma será conectada também ao campo de Baleia Franca, que também integra o Parque das Baleias, no litoral sul do Espírito Santo.
A FPSO Capixaba é afretada para a Petrobras pela empresa SBM, e operava anteriormente no Campo de Golfinho. A empresa fez uma adaptação na unidade de processo da plataforma, para viabilizar sua instalação no Parque das Baleias e antecipar a produção em Cachalote e Baleia Franca.
O primeiro poço a produzir é o 7-CHT-5HA-ESS, com vazão inicial estimada em 22 mil barris por dia. Até o final do ano, a plataforma deverá ser interligada a um total de nove poços.
Serão três poços produtores e dois injetores em Cachalote, e três poços produtores (dois destes na camada pré-sal) e um injetor em Baleia Franca. O pico de produção deve ocorrer em dezembro de 2010, com expectativa de volume de 100 mil barris de óleo por dia, informa a Petrobras em nota.
Fonte: Valor Econômico/Téo Takar
PUBLICIDADE