A Petrobras teve lucro de R$ 3,395 bilhões, no terceiro trimestre, segundo balanço divulgado após o fechamento do pregão nesta sexta-feira. O valor é 39% inferior ao mesmo período de 2012 e 45% menor do que nos três meses anteriores.
No acumulado do ano até setembro, no entanto, o lucro da empresa já alcança R$ 17,289 bilhões, com crescimento de 29% em relação aos nove primeiros meses de 2012.
A estatal está sob forte ataque especulativo de setores que querem retirar o papel de única operadora do pré-sal, com pelo menos 30% do controle dos campos que vierem a ser leiloados.
A presidente da Petrobras, Graça Foster, que tem afinado seu discurso ao dos interesses do mercado financeiro, aproveitou a divulgação para insistir em culpar “a defasagem” dos preços de derivados do petróleo no Brasil em relação aos praticados no mercado internacional.
A empresa, atualmente, porém, só importa cerca de 4% do consumo de derivados usados no país. O restante é produzido aqui a preços bem inferiores dos praticados no mercado internacional.
Fonte: Monitor Mercantil
PUBLICIDADE