RIO DE JANEIRO - A Petrobras recebeu ontem sete propostas para a construção de duas das 28 sondas de perfuração que planeja encomendar para explorar o pré-sal. De acordo com a estatal, estão concorrendo Andrade Gutierrez, Engevix, Jurong, Eisa Alagoas, Keppel Fels, Atlântico Sul (que tem entre sócios Camargo Correa e Queiroz Galvão) e o consórcio baiano formado por Odebrecht, OAS e UTC Engenharia.
O resultado poderá envolver um vencedor para cada sonda, ao contrário do que acontecerá na concorrência de hoje. Nesta quarta-feira, a Petrobras recebe envelopes para mais sete navios-sonda, que deverão ser construídas por uma mesma companhia ou consórcio de empresas.
E num prazo de 15 dias, a estatal recebe propostas para as demais unidades, mas que serão encomendadas em outra modalidade, por afretamento. A estatal, neste caso, não será dona das unidades. A vantagem para o construtor desta modalidade de afretamento é a garantia dos contratos de aluguel das sondas. Das 28 sondas que a Petrobras está encomendando, portanto, nove serão construídas para a venda e outras 19 para aluguel.
Empresas nacionais e estrangeiras foram convidadas, com a condição de cumprirem conteúdo nacional mínimo estipulado pela estatal.
Fonte: DCI/PanoramaBrasil
PUBLICIDADE