HOUSTON - A Petrobras está dentro do cronograma para produzir petróleo pela primeira vez nos campos de Cascade e Chinook, em águas profundas do Golfo do México, no segundo semestre deste ano. A informação foi dada hoje pelo diretor do escritório financeiro da companhia, Gustavo Tardin Barbosa. A produção "será iniciada no próximo semestre como programado", disse o executivo, que participa de uma conferência sobre energia em Houston, nos Estados Unidos.
Segundo ele, os campos de Cascade e Chinook não foram, "até agora", afetados pela proibição temporária da perfuração no Golfo do México, em consequência do desastre ocorrido na plataforma da British Petroleum (BP) na região.
O governo dos EUA suspendeu a perfuração no Golfo do México depois que a plataforma Deepwater Horizon da Transocean, que foi alugada pela BP, explodiu e afundou no fim do mês passado. O poço está vazando óleo desde o acidente, que matou 11 trabalhadores.
Barbosa disse que o governo americano não notificou a estatal brasileira sobre uma eventual prorrogação da proibição, cujo prazo deve expirar nesta semana. Segundo o executivo, o derramamento de óleo poderá mudar o quadro regulatório para a indústria petrolífera em todo o mundo e não apenas nos EUA. Uma vez que a causa é investigada, "os países vão mudar a sua regulamentação", disse.
Fonte: Agencia Estado/CLARISSA MANGUEIRA/Dow Jones
PUBLICIDADE