MSC

Petrobras vai explorar petróleo no Mar Negro

A Petrobras vai explorar petróleo no Mar Negro, na Turquia. A empresa anunciou ontem (12) que assinou segunda-feira (11) acordo com a Turkish Petroleum Corporation (TPAO), estatal turca, e a ExxonMobil para atuar naquele país.
A parceria se destina exploração do bloco 3922 (Sinop), localizado em águas profundas do Mar Negro, na Turquia. Com o acordo, a subsidiária ExxonMobil Exploration and Production Turkey B.V. passa a ter 25% de participação na licença do bloco. A Petrobras detém outros 25% de interesses, mantendo-se como operadora do projeto, e a TPAO os 50% restantes.
De acordo com a Petrobras, a plataforma de perfuração que será usada no projeto a sonda Leiv Eiriksson chegou Turquia no último dia 31 de dezembro.
Ainda segundo a Petrobras, a previsão é de que as atividades de perfuração sejam iniciadas no primeiro trimestre de 2010, no poço Sinop-1, situado a cerca de 145 quilômetros da cidade de Sinop, em águas ultraprofundas do Mar Negro. A região é considerada uma das últimas fronteiras petrolíferas do mundo, informou a Petrobras.
O acordo de exploração, que está sujeito aprovação do governo turco, cobre aproximadamente 30 mil quilômetros quadrados. O acordo permite que a TPAO, a Petrobras e a ExxonMobil progridam conjuntamente nas atividades de exploração no Mar Negro, disse, por meio de nota, o gerente executivo da Petrobras para Américas África e Eurásia, Fernando Cunha.
A empresa iniciou sua operação na Turquia em fevereiro de 2006 mas possui atualmente apenas a concessão do bloco 3922 (Sinop), oferecido em processo licitatório para exploração e produção em águas profundas no Mar Negro. agência Brasil)



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira