De São Paulo - O executivo Gilbert Landsberg é o novo presidente das operações da Shell no Brasil. Landsberg, que ocupava a vice-presidência de assuntos externos da Shell, assume o cargo antes ocupado por Vasco Dias, que foi destacado pela petrolífera para comandar a joint venture firmada no início de fevereiro com o grupo Cosan. O pai de Gilbert, Peter Landsberg, também presidiu a Shell do Brasil nos anos 70.
Com a joint venture, Shell e Cosan vão combinar seus ativos em distribuição de combustíveis e na produção de etanol, da qual a Cosan é líder global. O interesse da petrolífera é antigo. A companhia já faz pesquisas para produzir etanol de segunda geração em laboratórios próprios nos Estados Unidos e Canadá e no Brasil, em parceria com a Unicamp, localizada em Campinas (SP).
A companhia não dá detalhes de como será a nova estratégia formada a partir da joint venture. Durante o anúncio da assinatura do memorando de intenções da formação da joint venture, as duas empresas informaram que a parceria seria oficializada em agosto. O Valor apurou que as duas companhias trabalham para que esse acordo seja antecipado para o fim deste semestre ou, no mais tardar, em julho.
Juntas, Shell e Cosan vão disputar o acirrado mercado de combustíveis no país, no qual a BR Distribuidora, controlada pela Petrobras, tem a liderança.
Fonte: Valor Econômico/ MS
PUBLICIDADE