Receba notícias em seu email

Navalshore

Plano para divisão dos royalties será votado até sem acordo

Senador do Piauí diz que seu projeto será apreciado de qualquer maneira no Congresso

Brasília - Responsável pelo projeto que servirá de ponto de partida para as negociações sobre os royalties do petróleo, o senador Wellington Dias (PT-PI) afirmou que a proposta a ser apresentada aos parlamentares em duas semanas vai tratar não só das áreas do pré-sal - que serão exploradas no futuro próximo - como também daquelas que já foram licitadas, e será submetida à votação no Senado e na Câmara com ou sem acordo.

A bancada do Rio já disse que, por princípio, não aceita negociar nada que se refira a áreas que já estejam sendo exploradas.

"Se encontrarmos uma proposta que não desequilibra Estados e municípios, por que não votá-la? Vamos usar a força de uma maioria para aprovar uma proposta responsável", disse o parlamentar.

Apesar da aparente inflexibilidade, Dias admitiu que nova proposta não deve mais congelar a arrecadação dos Estados produtores no patamar em que estava em 2010, próxima a R$ 10 bilhões. O ponto de partida em 2012 seria de R$ 12 bilhões.

Estes seriam os recursos necessários para que as administrações estaduais pudessem fechar as suas contas, de acordo com os seus orçamentos.

A partir daí, as receitas seriam obtidas com base em alíquotas específicas e não mais segundo os critérios de rateio do Fundo de Participação dos Estados (FPE), como no texto vetado pelo ex-presidente Lula.

União cada vez mais pressionada
Os Estados não produtores vão intensificar a pressão para que a União renuncie a uma fatia maior de sua receita na divisão dos royalties de petróleo. "A União pode ceder mais", afirmou o senador Vital do Rêgo Filho.
Fonte: Gazeta (Vitória) ES






PUBLICIDADE




Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira