De acordo com o diretor da Vision Marine, Celso Pinheiro, a instalação da ponte integrada de navegação leva cerca de um mês. “Fazemos com mão de obra própria, nosso próprio time é capaz de instalar todo equipamento no Brasil e fornecer todo o suporte”, diz ele, ressaltando que a empresa também é responsável pelo treinamento da tripulação a bordo.
PUBLICIDADE
O equipamento estava exposto no estande da companhia durante a Navalshore 2012, realizada no início de agosto, no Rio de Janeiro. Pinheiro conta que o presidente da Transpetro, Sergio Machado, visitou o espaço da empresa e conheceu o equipamento que já está instalado nos navios Celso Furtado e Sergio Buarque de Holanda, entregues à companhia em dezembro do ano passado e julho desse ano, respectivamente.
A ponte integrada de navegação é toda importada, mas, segundo Pinheiro, a companhia já estuda maneiras de inserção de conteúdo local. “Com a necessidade da Petrobras de fazer conteúdo nacional, estamos estudando no mercado interno a possibilidade de fazer alguma coisa no Brasil, como montagens ou alguns consoles”, diz ele.
Os equipamentos são entregues ao estaleiro à medida que os navios vão sendo concluídos. A ponte integrada para a última embarcação, que é o navio de produtos José Alencar, deve chegar ao Mauá dentro de dois meses.
Pinheiro destaca também o sucesso do Nautical Training Center da Vision Marine, instalado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O centro oferece cursos de sistema de posicionamento dinâmico (DP) para embarcações offshore. “Estamos ministrando aulas há cerca de dois anos e meio e temos tido tripulação de diversos clientes do Brasil” diz ele. O centro de treinamento possui todo o seu programa, conteúdo e metodologia de ensino aprovados pelo Nautical Institute de Londres.
Cerca de 300 pessoas, diz Pinheiro, já foram treinadas pelo centro. A atividade, indicada aos tripulantes de embarcações de apoio marítimo que operem sistemas de DP nas embarcações, é realizada durante uma semana, com aulas teóricas e práticas.