Ecobrasil

Porto Novo do Rio Grande ganhará novo guindaste móvel

Na manhã de ontem, 5, teve início o descarregamento do mais novo guindaste que irá operar no Porto Novo do Rio Grande. O guindaste sobre-rodas, da marca Gottwald – modelo HMK 26EG, foi adquirido pelo operador portuário Vanzin Serviços Aduaneiros e será destinado a movimentação de granéis sólidos, garantindo maior agilidade às operações portuárias. A descarga do equipamento, embarcado na Alemanha no navio BBC Austrália, deveria terminar até o início da noite de ontem.

O guindaste de 340 toneladas possui uma capacidade de içamento máxima de 100 toneladas, com produtividade média de 1.000 toneladas/hora. Para operação de granéis sólidos, o equipamento é dotado de um grabe com capacidade média de 25 toneladas por ciclo. O novo guindaste possui uma capacidade quase cinco vezes maior do que a dos atuais guindastes sobre trilhos do Porto Novo.

De acordo com o diretor da Vanzin Serviços Aduaneiros, Leonardo Vanzin, com o novo guindaste a empresa oferecerá um serviço mais ágil, diminuindo o tempo de embarque e desembarque de mercadorias, ocasionando um aumento da competitividade do porto rio-grandino e inúmeros benefícios aos importadores e exportadores. A empresa ainda está finalizando a construção de uma tremonha que será usada no descarregamento de granéis. O superintendente do Porto do Rio Grande, Jayme Ramis, salientou que investimentos como esse mostram que o porto rio-grandino está sempre buscando oferecer um melhor serviço a seus clientes.

“Outros operadores estão apresentando interesse em instalar guindastes no Porto Novo. Com isso passaremos a contar com equipamentos mais ágeis. Atualmente a Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg) possui cinco guindastes sobre trilhos (2 para 12 toneladas, 1 para 9 toneladas e 2 para seis toneladas), que serão desativados até 31 de dezembro deste ano. Dessa maneira, apenas os guindastes sobre rodas permanecerão em funcionamento, como é o caso deste novo e de outros dois para 100 toneladas que já estão instalados no Porto Novo”, observou o superintendente.

A montagem do novo guindaste deverá levar três semanas e será realizada por cinco técnicos da empresa alemã Gottwald. Após concluída a montagem, os técnicos farão os primeiros testes e posteriormente liberarão o equipamento para operação.

(Fonte: Jornal Agora/Rio Grande,RS)



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira