Como forma de protesto contra a retirada de recursos dos royalties do petróleo dos estados produtores, o deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) comandou seu partido em Plenário na manhã de hoje e obstruiu a sessão.
Apesar de mais de 300 deputados terem comparecido à Câmara, não havia o quórum de 257 deputados no Plenário para votar propostas nominalmente. A sessão foi encerrada assim que o presidente Marco Maia constatou que não seria possível vencer os requerimentos usados para obstruir as votações.
O projeto que trata da redistribuição dos recursos de royalties e da participação especial na exploração do petróleo (PLS 448/11) foi aprovado no Senado no último dia 19 e será analisado na Câmara por uma comissão especial.
Os estados e municípios onde há produção de petróleo recebiam a maior parte dos royalties. Com o aumento da produção a partir da descoberta de reservas nas camadas pré-sal, outros estados passaram a reivindicar a revisão dessa partilha. Rio de Janeiro e Espirito Santo dizem que são prejudicados.
Fonte: Câmara dos Deputados/Marcello Larcher
PUBLICIDADE