MSC

Praia do Portão em estudo para instalação do Estaleiro Promar

Entre o Titanzinho e o paredão do Titã, a praia é a nova alternativa para localização do empreendimento
A Praia do Portão, uma pequena formação de arrecifes (rochedos), situada entre o Titanzinho e o paredão do Titã, no limite da Avenida Vicente de Castro com o mar, na enseada do Mucuripe, é a nova alternativa para instalação do Estaleiro Promar Ceará, em estudo pela Prefeitura de Fortaleza. A informação, captada, com exclusividade, pelo Diário do Nordeste, junto a uma fonte do poder público cearense, foi confirmada ontem, pelo empresário e diretor presidente da PJMR, Paulo Haddad.
"Um dos estudos é esse", confirmou o empresário. Além da praia do Portão, a costa do Pirambu e a área contígua ao Poço da Draga, próximo à praia do emissário submarino, ambas localizadas no Centro de Fortaleza, são os dois outros locais em análise pelos técnicos da Prefeitura, para implantação do empreendimento naval. Os três pontos foram mapeados durante sobrevoo que a prefeita Luizianne Lins e Paulo Haddad fizeram no litoral da capital, no dia 18 de maio, último.
Confiante na implantação do estaleiro na Capital cearense, o empresário disse que "[a área] não vai ser fora [da cidade]". Consultada, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) não confirmou a nova localização, mas disse, por meio da assessoria de imprensa, que "os estudos [dos custos e dos impactos ambientais, paisagísticos e urbanísticos] estão sendo feitos no litoral de Fortaleza", o que, praticamente, descartam as praias do Pecém, do Paracuru e Camocim, como opções para o equipamento. Porto do Pecém e Inace já foram descartados pelo empresário e a praia do Titanzinho, pela prefeita.
Portão da enseada
Para a fonte, que pede anonimato, a Praia do Portão na enseada do Mucuripe é o local mais apropriado, a alternativa que contempla a todos. Ao empresário, que teria um estaleiro colado ao Porto do Mucuripe; à Prefeitura de Fortaleza, que não teria problemas para implantação do projeto Aldeia da Praia; e à comunidade do Serviluz, surfistas e pescadores, que não perderiam a praia e as ondas do Titanzinho.
Segundo ele, a nova área em estudo seria abrigada das ondas com a construção de um enrocamento perpendicular à linha da praia, ao lado do Titanzinho. Para ele, essa opção é melhor do que a da praia do Pirambu, uma área de grande adensamento populacional, com problemas de acesso e no meio da cidade.
Da mesma forma, pode-se considerar a área do Poço da Draga, que, além de ser situada em pleno centro de Fortaleza, está ao lado da Praia de Iracema, ao lado de onde será instalado o Acquario Ceará novo projeto do governo do Estado, orçado em R$ 250 milhões e já apontado como novo ícone turístico do Estado.
Questionado sobre qual das três é sua área preferida, Haddad ratificou a preferência pela enseada do Mucuripe, tendo em vista à proximidade do porto e aos custos de implantação do estaleiro e de infraestrutura da área. Ressaltou, no entanto, que como esses últimos são de responsabilidade do governo do Estado, não cabe a ele avaliá-los. "Desde que o governo banque os custos (de infraestrutura), o estaleiro pode ser em qualquer lugar", ponderou Haddad.
Reunião
A definição para o local da instalação, ou não, do Promar Ceará será anunciada no início da próxima semana "Estamos apenas aguardando uma convocação da Prefeitura, para segunda ou terça-feira", disse Haddad.
EM JUNHO
Transpetro irá lançar novo navio do Promef
A embarcação de nome Celso Furtado será a segunda do Promef, que busca resgatar a indústria naval brasileira
Em meio à indefinição do local de instalação do estaleiro Promar Ceará e da própria possibilidade (ainda que remota, conforme as últimas notícias veiculadas na imprensa) do empreendimento não vir para o Estado, a indústria naval brasileira vai retomando o fôlego. A Transpetro divulgou, ontem, o lançamento do segundo navio do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), que ocorrerá no dia 24 de junho próximo, no estaleiro Mauá, em Niterói, no Estado do Rio de Janeiro.
O presidente Lula estará presente à solenidade de lançamento do navio Celso Furtado, nome dado em homenagem ao economista que criou a Sudene e lançou os fundamentos do moderno desenvolvimento do País. A embarcação de 48,3 mil toneladas e 182 metros de comprimento servirá para o transporte de derivados claros de petróleo.
O Celso Furtado é o primeiro de quatro navios encomendados pelo Promef ao estaleiro Mauá, localizado na Ponta D´Areia, em Niterói. Por conta da crise no setor, intensificada da década de 1980 pela falta de investimentos, o navio levou 10 anos para ficar pronto.
"Este lançamento tem um significado histórico muito grande, já que foi ali mesmo na Ponta D´Areia onde a tradição brasileira de construir navios começou. Estamos retomando esta tradição", destaca o presidente da Transpetro, Sergio Machado, referindo-se ao nascimento da indústria naval brasileira, ainda no século XIX, por intermédio do Barão de Mauá.
Só para o Estado do Rio, estão encomendadas 16 embarcações pelo Promef, com R$ 2,2 bilhões em investimentos e criação de cerca de 50 mil empregos. Em todo o País, o programa deverá construir 49 embarcações, proporcionando 200 mil vagas de trabalho diretas e indiretas. O 1º passo do Promef foi consolidado no último dia sete de maio, com o lançamento do Suezmax João Cândido, no Estaleiro Atlântico Sul, em Ipojuca, Pernambuco. O Brasil já possui a 4ª maior carteira mundial de encomendas de petroleiros.

Fonte: Diário do Nordeste (CE)/CARLOS EUGÊNIO

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Praticagem

   ATP    GHT    abtp
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira