MSC

Prefeita e Cid se reúnem dia 29

Luizianne Lins vai propor ao governador a ampliação do estaleiro do Inace, na Praia de Iracema
EDUARDO QUEIROZ
A prefeita classificou o estaleiro como um "trambolho" que vai obstruir a integração da orla marítima da cidade
Está marcado para segunda-feira, dia 29, no Palácio do Bispo, o encontro entre a prefeita Luizianne Lins e o governador Cid Gomes para discutir a instalação ou não do Estaleiro Promar Ceará, na Praia do Titanzinho, no bairro Serviluz.
A informação foi dada pela própria prefeita, que, na tarde de ontem, durante gravação do Programa Tarde Livre, nos estúdios da TV Diário, conversou com os jornalistas.
"Nós temos uma relação cordial e franca. Vou tentar sensibilizar o governador e propor outras alternativas. Acho que vamos encontrar a melhor solução", afirmou Luizianne.
A prefeita vai sugerir a mudança de local do empreendimento para outras duas possíveis áreas: Pecém ou na área onde, atualmente, funciona a Indústria Naval do Ceará (Inace). "Estou disposta com o governador a buscar uma solução negociada, e não descarto a discussão sobre o Inace", disse. Conforme Luizianne, os técnicos do próprio Inace já sinalizaram de que é possível construir os navios lá, a partir de investimentos para ampliar o estaleiro já existente, como o aumento do calado (profundidade mínima necessária para uma embarcação não encalhar).
"Vamos buscar alternativas. O importante é que aquilo ali (Praia do Titanzinho) não seja destruído, quando a gente está querendo integrar a orla. O estaleiro é uma grande obstrução. Não tem capital do Brasil que tenha um estaleiro instalado dentro da área urbana, normalmente, são áreas afastadas", complementou Luizianne.
Área de contemplação
A prefeita disse que também é necessário fazer uma obra para estender o calado na Praia Mansa, para que seja possível ancoragem de navios turísticos. Além disso, na opinião dela, é necessário ser criado um Parque Público naquela área. "A Praia Mansa tem, hoje, 14 hectares de área de praia à beira-mar, porque houve um banco de areia que foi sendo depositado ali. É um lugar essencialmente turístico, onde todo mundo que vir a Fortaleza terá que, necessariamente, passar por lá", explicou.
Plano Diretor
Luizianne reafirmou ser contra mudanças no Plano Diretor de Fortaleza, para tornar possível a ida do empreendimento para o Titanzinho. "Eu sou contrária à mudança no Plano Diretor e contrária a implantação do estaleiro lá. Se depender do licenciamento ambiental da prefeitura, - eu vou procurar o governo federal - não será lá no Titan o estaleiro da Promar", pontuou.
Segundo a prefeita, não há certeza de que haverá mais demanda por construção de navios, após o término das oito embarcações licitadas para o Ceará, o que pode deixar o equipamento obsoleto, na visão dela. "Então, você cria um trambolho em plena praia. Vai aterrar 5 mil metros quadrados de mar e mudar a configuração da praia, sem trazer sustentabilidade", completou. Luizianne declarou, ainda, que a opinião dos moradores do Serviluz é fundamental. Contudo, é preciso que toda a cidade de Fortaleza discuta sobre o tema. "Vai ser um preço muito alto para a cidade não contar com aquele espaço".
ILO SANTIAGO JR.

fonte: Diário do Nordeste

 

PUBLICIDADE

MCI


 

 

 

 



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira