Navalshore 2024

Prefeitura ouve argumentos contra estaleiro na Capital

Faltam 38 dias para o fim do prazo definido pela Transpetro para assinatura dos contratos com o estaleiro Promar Ceará. Localização do empreendimento ainda não foi definida, mas nove reunião hoje dá sequencia as tentativas de instalar o projeto
Nova reunião sobre o estaleiro Promar Ceará ocorre hoje, às 11 horas, no Paço Municipal. Sem uma definição quanto ao local para receber o empreendimento, a prefeita Luizianne Lins, acompanhada dos secretários Luciano Feijão (Infraestrutura) e Alfredo Pessoa (Planejamento), José Meneleu (coordenador da Sepla), ouve os argumentos técnicos e legais do Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento Ceará (IAB-CE). A entidade é contra a construção do projeto na orla de Fortaleza.
"Vamos apresentar à prefeita o documento que o IAB preparou: -subsídios para tomada de decisão-. Fala sobre alguns condicionantes urbanísticos e de outra natureza recomendados para a instalação de estaleiros``, informou, ontem, o presidente do IAB, Odilo Almeida.
O documento está no blog da entidade (iabce.blogspot.com) e foi publicado dia 19 de maio. ``A prefeitura já tinha conhecimento, mas será explicado verbalmente``, disse. Conforme vem afirmando a prefeita Luizianne - desde que o governador Cid Gomes deixou a responsabilidade com a gestão municipal no final do mês de abril -, a intenção é esgotar todas as possibilidades de terreno para o projeto.
A área da Praia do Titanzinho foi o primeiro local cotado. A prefeita discordou e, após amplos debates políticos, a localização foi descartado também em função do Projeto Orla, da prefeitura, que contemplava a praia com intervenções urbanísticas.
Em seguida, a área da Indústria Naval do Ceará (Inace) entrou nas análises. O empresário Paulo Haddad, diretor presidente da PJMR, que encabeça o projeto, diz que seria preciso intervenções grande para atender as exigências do projeto. O local ainda não foi descartado. Uma área do Pirambu foi ventilada e entrou na polêmica da localização do estaleiro, que venceu a licitação da Transpetro para construção de oito gaseiros. É o terreno do qual se tem menos informações, até agora.
No meio disso tudo, a única possibilidade ventilada fora de Fortaleza é o Porto do Pecém, descartado por Cid Gomes, que argumenta a necessidade de um grande investimento para aprontar a infraestrutura, o que torna o projeto inviável economicamente. Mesmo assim, O IAB iniciou, dia 21 de maio, um estudo técnico para atestar a inviabilidade, ou não, do porto. Novas visitas devem ocorrer, com objetivo de obter dados técnicos para estimar custos.
EMAIS
PRAZO PODE SER AMPLIADO?
O prazo da Transpetro para assinatura dos contratos com o Promar Ceará é 30 de junho.
- "Não é o prazo limite, é o prazo que eu estabeleci para esgotar a hipótese do estado do Ceará``, afirmara o presidente da Transpetro, Sérgio Machado, em colativa no Recife (PE), dia 6 de maio, no contexto do lançamento do primeiro navio do Promef, construído no Estaleiro Atlântico Sul (EAS).
- Em O POVO de 20 de maio, Semace e IAB afirmam não haver tempo para emissão de documentos ambientais. Por isso, outros estados, como Alagoas, estão de olho no empreendimento, conforme O POVO informou dia 22 de maio.

Fonte: O Povo (CE)



Praticagem

   ATP    GHT    Oceanpact
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira